h1

Adoção do Windows Vista vai ultrapassar a do Mac OS X, diz ChannelWeb

agosto 4, 2007

PCs novos com o novo sistema operacional da Microsoft pré-instalado respondem pelo crescimento, apesar da resistência de setores do mercado.

“O sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, tem ganho mercado desde seu lançamento no início do ano e está a caminho de ultrapassar a adoção do Mac OS X nos próximos meses, de acordo com estudo publicado nesta terça-feira pela firma de pequisas NetApplications”, informa Kevin McLaughlin em artigo publicado no CMP Channel.

McLaughlin comenta que, segundo dados do estudo, em fevereiro a participação do Mac OS X no mercado era de 6,38%, enquanto a do Vista — lançado em 30 de janeiro — era de 0,93%. Mas em junho o uso do Mac OS X caiu para 6% enquanto o Vista saltou para 4,52%.

No entanto, diz McLaughlin, “Muitos provedores de soluções dizem que seus clientes ainda não vêem benefícios comerciais na adoção do Vista e têm evitado migrar para o sistema operacional de próxima geração até que os problemas de compatibilidade com aplicações e hardware seja corrigidos. Muitos revendedores crêem que isso acontecerá quando a Microsoft lançar o Service Pack 1 do Vista, no fim do ano”, informa McLaughlin.

Ele diz ainda que “Gigantes da indústria recentemente também ergueram a bandeira amarela em relação à adoção do Vista. No início deste mês, um executivo da Dell na Europa disse que a empresa estava ‘dando um passo atrás’ ao recomendar às pessoas o upgrade para o Vista. E nesta segunda-feira o presidente da Acer, Giancarlo Lanci, foi ainda mais além ao descrever o impacto que o Windows Vista teve desde seu lançamento. ‘Toda a indústria está desapontada com o Windows Vista’, disse Lanci em entrevista à edição alemã do Financial Times”.

Mais detalhes no artigo completo de McLaughlin.

Fonte: Apple Mania

One comment

  1. O título do artigo de McLaughlin, originalmente “Adoção do Vista está ultrapassando a do OS X”, ficaria melhor se fosse: “Adoção do Vista está ultrapassando a do OS X e água é molhada”. Somente alguém muito mal informado (ou mal intencionado) precisaria de um estudo para descobrir o óbvio. Basta olhar para as vendas de PCs para perceber que a vasta maioria dos computadores vendidos hoje já vêm com o Vista instalado. Agora olhe para as vendas do Mac. Pronto. Percebeu? Não? Então veja: há atualmente cerca de 23 milhões de instalações do Mac OS X, enquanto a firma IDC diz que todos os fabricantes de PC venderam juntos no segundo trimestre de 2007 cerca de 58 milhões de unidades (a Apple apenas 1,5 milhão de Macs). Portanto, o Vista não “está a caminho de ultrapassar a adoção do Mac OS X”: isso há aconteceu há muito tempo. Seria ilusão pretender que não acontecesse. É uma questão meramente matemática. A Apple ainda tem muito caminho pela frente — ainda que esse caminho possa ser percorrido mais velozmente do que muita gente percebe ou quer perceber.
    O que a NetApplications faz não é “estudo”. Ela não usa critérios científicos. O que ela faz é tirar um instantâneo do registro de acesso aos sites participantes de sua rede de coleta de dados e analisar os sistemas operacionais utilizados para acessá-los. Não é uma medida de mercado obtida pela razão entre unidades vendidas e total de unidades vendidas. Ninguém tem resultados “reais” da participação de cada fabricante no mercado — nem IDC, nem Gartner, ninguém. O que se tem é estimativas dos mercados monitorados por essas empresas de pesquisa. São apenas estimativas. Não obstante, essas estimativas mostram uma tendência inquestionável: o Mac está ganhando mercado.
    Quanto ao Vista SP1, aparentemente a Microsoft disse a executivos de um dos maiores fabricantes de PC do mundo que não esperem um lançamento formal do Vista SP1 até 2009, no mínimo. Portanto, os sofredores do Windows Vista e seus problemas de compatibilidade com hardware e software continuarão sofrendo por mais uns dois anos. É mais uma boa desculpa para mudar para o Mac.
    Sim, o Windows Vista é uma decepção. Sim, pesquisa recente mostrou que 30% das empresas jamais farão o upgrade para o Vista. Sim, o Mac cresce três vezes mais rápido que toda a indústria de PCs. Sim, a vasta maioria dos sofredores usuários de Windows não faz idéia da existência do Mac OS X — ela não escolheu o Windows, simplesmente comprou um PC —, enquanto a vasta maioria dos usuários de Mac OS X conhece o Windows por ser obrigada a usá-lo na empresa ou escola e fez uma escolha consciente pelo Mac.
    Para o bem da justiça, é preciso reconhecer que o mesmo comportamento maria-vai-com-as-outras que faz o usuário leigo adotar o Windows também ajuda as vendas do iPod. Muita gente compra o iPod simplesmente porque “todo munto tem”. Felizmente para essas pessoas, o iPod é a melhor escolha, ao contrário do Windows. Se as pessoas realmente parassem para fazer uma pesquisa séria e ponderada na hora de escolher um computador, o Mac seria a escolha lógica: é mais seguro, mais intuitivo, mais elegante, mais flexível (pode até rodar Windows, se for preciso), dura mais, tem maior valor de revenda, dá menos manutenção, etc., etc., etc. Independente da questão do preço do Mac no Brasil — única desculpa medianamente aceitável para a adoção do PC ao invés do Mac —, o problema é que muita gente simplesmente não pensa! Ponto.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: